Páginas

IMPORTANTE!


Caros leitores,

A intenção deste blog é a de disponibilizar informações sobre Farmacologia e Interações Medicamentosas direcionadas aos profissionais de saúde e estudantes, assim como é também um espaço aberto de leitura aos interessados no tema. O conteúdo aqui disponível não possui caráter educativo e, assim sendo, não há responsabilidade pela conduta dos leitores de posse de qualquer informação retirada do blog.
Não há incentivo à automedicação, à refutação de tratamentos ou conduta médica. É importante que cada leitor tenha o discernimento sobre a utilização que faz das informações que adquire, de modo que aquele que causar transtornos a terceiros deverá responder por seus próprios atos.

Sejamos conscientes!

Atorvastatina x Fluconazol


Atorvastatina é uma estatina usada no tratamento de hiperlipidemias
Fluconazol é um antifúngico azólico

INTERAÇÃO: A administração de um inibidor do CYP450 como o fluconazol e os demais agentes desta classe de antifúngicos a um paciente em tratamento com uma estatina, pode fazer aumentar significativamente as concentrações plasmáticas deste último. Elevados níveis plasmáticos de uma estatina são associados ao aumento do risco de efeitos tóxicos músculo esqueléticos manifestados como dores ou fraquezas musculares incluindo a possibilidade de rabdomiólise, ainda que esta seja mais rara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário